Segue o Texto
Apesar do crescente interesse do eleitorado pela questão da segurança pública e de as eleições estarem marcadas pela necessidade de tropas federais, apenas 2 dos oito principais candidatos à prefeitura responderam a um e-mail enviado para os sites de campanha, pelo cidadão Jorge Antonio Barros, que por um acaso é o autor deste blog. Repito: apenas 2 candidatos se dignaram a responder meu e-mail particular, movido pelo direito de qualquer eleitor: conhecer o projeto do candidato para uma questão, que é considerada prioritária hoje pelo eleitorado do Rio - a da segurança pública e da criminalidade.
O baixo índice de respostas indica que os candidatos à prefeitura e/ou suas equipes ainda não estão muito conectados com a idéia moderna de e-governo (o emprego das novas tecnologias de informação na prestação de serviços públicos on line), em plena era da Sociedade da Informação.
Às 5h da sexta-feira passada, dia 5 de setembro, cliquei no "Fale conosco" de cada um dos sites dos candidatos Alessandro Molon (PT), Chico Alencar (PSOL), Fernando Gabeira (PV-PSDB), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB), Paulo Ramos (PDT) e Solange Amaral (DEM). O site do Eduardo Paes (PMDB) estava fora do ar naquela hora. Portanto, só pude enviar a pergunta no sábado, pela manhã.
Enviei aos sites dos candidatos uma questão simples que não exigiria deles nenhum conhecimento técnico do assunto:
"Gostaria que o candidato citasse 3 atos que tomaria no primeiro dia depois de eleito para ajudar o governo do estado a combater a violência."
Mais do que saber a opinião deles, confesso que o objetivo era ver se suas equipes estariam atentas à voz rouca das ruas, que agora vem pela internet. Os únicos sites que responderam foram o de Chico Alencar e de Eduardo Paes.
A primeira resposta foi do site de Feghali. Corri para ler, mas logo me decepcionei:
"Recebemos o seu e-mail com sucesso. Obrigado pela participação, responderemos seu e-mail em breve".
Era uma resposta automática.
A equipe de Jandira voltou a responder, mas novamente sem conteúdo:
"Caro Jorge,
Agradeço o seu interesse pelo nosso programa de governo. Em breve divulgaremos no site, no link Para Mudar o Rio, os programas específicos para cada área de atuação. Espero que você se identifique com as nossas propostas e participe da campanha. Veja como você pode ajudar na divulgação da candidatura acessando o link abaixo (...)"
A primeira resposta de fato veio do site do candidato Chico Alencar (PSOL):
"Olá Jorge Antonio, tudo bem?!
Sou o Leandro, assessor do Chico Alencar.
Ele pretende criar, de imediato, centros de cidadanias nas comunidades, fornecendo consultoria jurídica aos moradores. Uma segunda ação é consolidar a Guarda Municipal como defensora do Patrimônio Público, e orientadora da cidadania. Chico também vai implementar, de imediato, nas escolas, o programa "educação para a justiça e paz".
Haverá também outras medidas, mas você me pediu três, e estou enviando.
Agradeço imensamente sua consulta. Estaremos aqui para esclarecer quaisquer dúvidas que se apresentem.
Um grande abraço
Leandro"
O terceiro a responder foi o site do candidato Eduardo Paes, que bateu recorde. Como o site estava fora do ar na sexta-feira de madrugada, quando enviei a pergunta, tornei a enviá-la sábado de manhã. A resposta veio em meia hora:
"Jorge, vamos reestruturar toda a Guarda Municipal e aumentar o efetivo. Vamos estender horários de turnos após as 20h. Além disso, é preciso integrar as ações municipais e estaduais para combatermos a violência descontrolada. Mas sabemos que é preciso investir em educação para mudar hábitos e valores, por isso iremos levar programas sociais para as comunidades agindo de maneira preventiva. Não deixe de buscar respostas para as suas dúvidas. É seu direito de eleitora consciente. Um abraço."
Estava bom demais. Apesar de eu ter que declarar meu sexo, data de nascimento e até o bairro onde moro, na hora da pergunta, quem respondeu me tratou como "eleitora".
Mas bola fora mesmo quem jogou foi a equipe do candidato Alessandro Molon, embora tenha por ele o maior respeito, por sua trajetória de defesa dos direitos humanos. Além de a equipe não ter respondido minha pergunta, fui incluído no mailing e já recebi e-mail dando todos os detalhes de como participar da campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário