Conheça alguns alimentos feitos com microorganismos vivos

Conheça alguns alimentos que utilizam microorganismos vivos em suas composições.


01. Queijos
Bactérias produzem ácido láctico, que inicialmente engrossam o leite; As bactérias também podem determinar o sabor do queijo, mais tarde no processo de maturação.

02. Cerveja
A Levedura (Saccharomyces cerevisiae), uma vez acrescentada ao malte (líquido feito de cevada, lúpulo e água) agrega o açúcar ao malte, ao álcool e ao dióxido de carbono, para criar bolhas na cerveja.

03. Pão
Embora os produtos principais na fermentação da massa sejam a água e dióxido de carbono(sem álcool), que geram um tipo de bolhinhas na massa que a fazem crescer. Algumas receitas de pão levam levedura em sua composição.

04. Picles
No processo de fermentação dos pepinos são utilizadas as bactérias produtoras de ácido láctico que são responsáveis a dar ao picles aquele gosto azedo e também evitam cepas de bactérias nocivas que podem surgir em conservas.

Micróbios usados: Enterobacter aerogenes, Lactobacillus plantarum e L. curto, Leuconostoc mesenteroides, Pediococcus cerevisiae, Enterococcus faecalis.

05. Azeitonas
Azeitonas não são aptas a serem consumidas que que sejam fermentadas. E o processo de fermentação de azeitonas também envolve as bactérias produtoras de ácido láctico. Incluindo Lactobacillus curto, Lactobacillus plantarum e Leuconostoc.

06.Iogurte
Bactérias são adicionadas ao leite para a produção do acido láctico em uma temperatura de aproximadamente 42°. Este ácido láctico irá diminuir o pH do meio e, como consequência, as proteínas lácteas coagulam, dando o aspecto ao iogurte.

Micróbios usados: Lactobacillus bulgaricus e-ou acidophilus e Streptococcus thermophilus.

Nenhum comentário: