Etimológicamente falando, a palavra inglesa Ketchup, deriva da palavra Malaia (ou Indonésia) Kecap (também dita ketjap), que por sua vez é baseada na palavra chinesa Ke-tisiap (que significa molho). Na Asia foi criado o precursor do Ketchup, um tipo de molho para peixes que usava salmoura. Quando esse molho "viajou" para a Europa, lá pelos idos de 1600, os cozinheiros europeus começaram a experimentar outros ingredientes nessa "base": cogumelos, nozes, limão apareciam em várias receitas de ketchup. O sal foi o único ingrediente invariável.
No novo mundo, tomates passaram a ser utilizados na receita do Ketchup, por volta de 1780. Mas a primeira receita publicada a respeito (essa que serve de base para os ketchups que encontramos no mercado hoje em dia) foi uma do físico e horticultor James Mease na Philadelfia em 1812.
Eu adoro Junkie Food e esse tipo de comida sem molhos não vale, então posso dizer que estou sempre experimentando e na minha opinião o melhor Ketchup que existe é o da marca americana Heinz. Não sei qual é o segredo ali, mas é diferente de tudo o que já experimentei em matéria de ketchup hehe bom demais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário