Os piratas da vida real

Depois de Piratas do Caribe e o impagável Jack Sparow, a pirataria ganhou ares de romance, mas isso só no cinema, pois aqui na vida real o "bicho pega". Conheça os 5 lugares onde ocorrem severos ataques de navios piratas:

01. Somália


Somália é um reduto da pirataria moderna, as águas do oceano índico que cortam a costa do continente africando são consideradas as mais perigosas do mundo. E não são piratas muito espertos, em 2006 um navio pirata atacou um navio americano de guerra a 25 milhas da costa da Somália. Nenhum marinheiro americano ficou ferido, mas quando revidaram, causaram sérios ferimentos em 3 piratas que por ironia do destino acabaram por serem regatados pelos americanos para terem cuidados médicos. Os piratas da Somália costumam saquear navios que transportam remédios e alimentos para aquela região e sequestar cruzeiros marítimos.

02. Estreito de Malaca


Área bastante lucrativa para os piratas, pois 1/4 de produtos negociados pelo comércio mundial passa por essa fina faixa de mar situada entre a Indonésia e a Malásia. Em 1999 um navio que transportava combustível foi atacado por piratas no Estreito de Malaca e teve a maior parte de sua tripulação esfaqueada, incluindo um bebê de 7 meses de idade. A pirataria no local, felizemente, vem diminuindo. Isso se deve ao fato de Indonésia, Singapura e Malásia terem feiro um acordo de patrulhas compartilhadas na área. De 2006 pra cá os incidentes envolvendo piratas diminuiram 25%.

03. Bangladesh


Em Bangladesh a pirataria já vem em um crescente, há um registro de 33 ataques (22 com sucesso e 11 tentativas) transformando assim o porto de Chittagong, o mais perigoso do mundo. Em 2003 piratas assassinaram 14 pescadadores na baía de Bangladesh, para levar o pescado que SOMAVA um total de aproximadamente 50.000 dólares. Em 2004 16 corpos de pescadores também foram encontrados na câmara frigorífica de um navio que foi atacado por piratas.

04. Nigéria


Os piratas da Nigéria se utilizam do conhecimento dos labirintos de igarapés que compõem o rio Niger que desemboca no oceano atlântico para realizarem suas ações criminosas. Relatorios estimam que pelo menos 10% da produção de petrôleo da Nigéria é roubado todos os dias nas águas, cerca de 100.000 barris.

05. Indonésia


As águas que rodeiam a Indonésia são conhecidas como a que tem a maior infestação de piratas, uma vez que os guardas costeiros da região são acusados de serem coniventes com as ações dos bandidos.

Nenhum comentário: