Dicas básicas para usar o Twitter


Esse mini tutorial com dicas básicas do Twitter foi publicado no G1 e eu achei tão bacana que vou copiar aqui.

Como enviar mensagens diretas para outros usuários?
Os usuários que quiserem enviar mensagens direta e exclusivamente para determinado destinatário do Twitter devem digitar a letra "D" + o nome de usuário do destinatário + o texto com a mensagem em questão. Assim, uma mensagem privada é enviada e salva em arquivo, separadamente na página do destinatário, e somente ele poderá acessá-la.

Como responder para outros usuários?
Ao usar o símbolo "@" (at, em inglês) junto ao nome do destinatário + a mensagem, o internauta responde um tweet diretamente para outra pessoa, ao mesmo tempo em que permite salvar a mensagem na janela de respostas ("replies").

Por exemplo: "@fulano obrigada pela mensagem de parabéns!". Quando já há um "tweet" (mensagem) na página deixado por determinado contato, o usuário pode clicar na setinha localizada ao lado da mensagem - abaixo da estrela - para respondê-la. Aí aparecerá automaticamente o @nomedodestinatário da mensagem.

Como fazer buscas?

Para fazer buscas no Twitter, basta clicar em "search" na barra inferior do site. Assim, o usuário é direcionado para a ferramenta de buscas do próprio serviço de microblog, no endereço search.twitter.com.

Para buscas avançadas, vale clicar em "Advanced Search" no próprio Twitter Search.

Já para encontrar amigos no Twitter, o internauta deve clicar em "Find People" na barra superior do site e digitar o nome da pessoa que procura.

Como postar fotos?

Não há, no Twitter, algo semelhante à função "álbum de fotos" do Orkut. Portanto, a única opção é dar links para serviços externos.

Para postar fotos no Twitter, os usuários podem recorrer a sites de compartilhamento de fotos como o Twitpic e o Flickr, que contam com ferramentas específicas para essa finalidade.

O que é RT?
RT é a sigla para o "re-tweet", bastante usado pelos twitteiros, que permite que o usuário envie uma mensagem recebida anteriormente para todos os seus seguidores. Para isso, basta escrever RT @nomedousuário e copiar o texto recebido.

Como encurtar links?
Como o Twitter aceita mensagens com apenas 140 caracteres, muitas vezes o link é maior do que isso. Então, o melhor é encurtar os links que serão enviados para os seguidores.

Alguns sites que permitem essa redução da URL são OKM e Migre.me - ambos em português, e os em inglês TinyURL, u.nu, bit.ly e Tweetburner. Basta digitar a URL que quer utilizar no campo designado para isso e depois copiar a nova url reduzida para colar no Twitter.

Nenhum comentário: